NIAF – Núcleo Integrado de Atenção às Famílias

familia juntaAo Núcleo Integrado de Atenção à Família (NIAF), compete o primeiro atendimento social aos usuários, é a porta de entrada, para as pessoas que buscam os serviços dos CMRPDs. A equipe técnica é formada por assistentes sociais, estes atuam na acolhida e identificação das demandas; na orientação e encaminhamento dos usuários; na viabilização do acesso aos direitos, benefícios e serviços; na elaboração e acompanhamento do plano de promoção social das famílias, no desenvolvimento de ações nas áreas culturais que possibilitem novas vivências e conhecimentos e na articulação com a rede de proteção social e demais políticas e serviços setoriais.

O NIAF desenvolve ações integradas com os profissionais do eixo de Qualidade de Vida, Educação, Esporte e Cultura, entendendo que a interdisciplinaridade é um recurso fundamental para um melhor atendimento aos usuários, em sua totalidade, a fim de contribuir na melhoria da qualidade de vida da população atendida.

I ) Conjunto de Ações:

• Escuta qualificada aos usuários e seus familiares;
  • Realizar cadastro dos usuários e levantamento do perfil socioeconômico;
  • Organizar, desenvolver, encaminhar e monitorar as ações de proteção social;
  • Elaborar Plano de Promoção Social, com registro do conjunto de ações que deverão contribuir na promoção e inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias, priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social;
  • Manter atualizados os dados de identificação das famílias e a rastreabilidade dos atendimentos sociais;
  • Articular a rede de proteção social composta por órgãos públicos, privados e da sociedade civil;
  • Realizar atendimentos individuais e em grupos;
  • Desenvolver trabalho social com as famílias através de grupos informativos e socioeducativos;
  • Participar de atividades culturais.

SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência  tem como prioridade integrar ações, programas, projetos e iniciativas – entre esferas públicas, privadas, do terceiro setor e sociedade, de todas as partes do Estado, Brasil e Mundo – que interessem as cidades metropolitanas e a cidade do Rio de Janeiro, com foco no desenvolvimento e fomento de suas iniciativas com vistas à eficiência pública, implementação de políticas públicas e melhoria das entregas à sociedade.

Algumas Atividades Especializada

• ENDEREÇO DA SECRETARIA (SMPD):
    Avenida Presidente Vargas, 1997
    Centro – Rio de Janeiro/RJ
    Tel: (21) 2224- 2027
    E-mail: gabinete.smpdrio@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

(e-mail exclusivo para a imprensa)

comunicacao.smpdrio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:

PORTAL: